Flor-e-Ser
Minha Abordagem...
Psicólogo formado pela UNIVALI, atuo na clínica sob a orientação da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), e também, da Gestalt - terapia (GT).
A TCC é uma abordagem baseada em muitos estudos e evidências científicas, apresentando ótimos resultados em tratamentos de Depressão, Ansiedade, Pânico, Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), entre outras psicopatologias.
Já a GT é uma abordagem fundamentada na filosofia existencial e na filosofia humanista que vê o homem como dotado de capacidade e recursos necessários/suficientes para resolver seus conflitos internos, solucionar seus problemas relacionais e confrontar suas diversas dificuldades, podendo levar uma vida plenamente satisfatória.
Assim, essa abordagem lida muito bem com situações intra e inter-relacionais, como crises/vazios existenciais, conflitos interpessoais, dilemas, perdas e filosofias de vida.
Sabe-se que, em alguns momentos da vida, essa capacidade fica paralisada, ou os recursos bloqueados, e a pessoa fica presa a padrões comportamentais ou mentais limitantes que a impossibilitam de agir criativamente para ajustar-se a uma nova forma de ser e perceber os problemas, para então conseguir resolvê-los.
O papel do terapeuta nesse contexto é investigar esses padrões e revelá-los para então buscar, junto com o cliente, maneiras alternativas de confrontar e superar a dificuldade atual que lhe aflige.
Sabe o cacto ali? Então... no meio de tantos espinhos há de nascer flores também. Os espinhos servem para a proteção, mas só as flores atraem outros seres para a relação, para o encontro. Espinhos afastam, flores aproximam seres. Defesas são necessárias, mas aberturas ao outro também.
Essa natureza não é também a natureza dos homens?
Acredito que sim! Vejo flores em você ;)
